quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Especial #DiadoCompositor: curiosidade sobre Tao da Lua



15 de janeiro é o dia do compositor! Logo, é dia de Luiza Possi! E para marcar a data, resolvemos revelar uma curiosidade sobre a primeira composição da lôra, Tao Da Lua, faixa de abertura do CD Sobre Amor e o Tempo. A autora conta no seu canal do Youtube que compôs a canção quando tinha aproximadamente 13 anos e que já a batizou de vários nomes.
Oficialmente, a música foi gravada atendendo pelo título de Tao da Lua. T-A-O. Sem tio mesmo. E o que danado é isso? Coisas de Luiza, certamente. Mas fomos pesquisar e tcharam! Tudo se encaixa direitinho e as coisas todas até que fazem sentido.
A palavra "tao" vem do chinês e, de forma literal, significa "caminho", "o caminho". É um termo muito antigo e de definição complexa, que serviu de base para a criação da doutrina taoista. O tao é, ainda, um conceito que vai além do caminho físico ou espiritual, pois é identificado como o absoluto que, dividido, forma os opostos yin e yang.
Ou seja, Tao da Lua pode ser interpretada como um caminho da lua, o que realmente faz sentido se avaliarmos a letra da música: "Quem vai não quer voltar / Tem saudade de ficar / Sentado ali na areia / Olhando o pôr do sol no mar / Quem sai de casa sem rumo / Vai pra praia viajar / Fica até tarde olhando / O sol raiar ali no mar / Quando você foi embora e o sol me abandonou / Aí veio a solidão para me acompanhar / E eu disse lua, vem, lua / Vem pra praia viajar / Me guia, me cega, me ilumina / Me leva pra minha estrada, pra que eu ache o meu lugar / E a lua disse vem cá, vem comigo viajar / Fecha os teus olhinhos e deixa que eu vou te levar".
Se a informação que levantamos sobre a origem do nome da canção confere, só Luiza pode dizer... Mas valeu a pesquisa e a curiosidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário